TOLEDO, Espanha – Há menos de uma década, o número de séries premium internacionais, além das telenovelas, saindo de Portugal a cada ano, podia ser contado em uma mão. Acompanhado por isso, 20 títulos de Portugal estão em negociação no Conecta Fiction & Entertainment desta semana, onde Portugal é um dos Países em Foco. Amplos, variados e ambiciosos, os títulos confirmam a revolução da TV portuguesa.
“Aquário,” (West Coast, Portugal)
Da produtora de documentários açoriana West Coast, que se aventura na ficção a partir de 2023, vem um drama social inspirado no best-seller de 2003 “Amanhã, à Mesma Hora – Diário de uma Stripper Portuguesa”. Leila, de 30 anos, abandona seus dias de bióloga marinha para se tornar, à noite, a primeira stripper portuguesa no prestigioso Clube Medusa. Escrito pela brasileira Marina Schneider, “‘Aquário’ questiona o que é ser mulher hoje, através dos olhares críticos e oníricos de duas jovens autoras brasileiras”, dizem os diretores Stella Carneiro, roteirista da comédia “Chuva Dourada”, e os portugueses Saul Neves e Virgílio Ferreira.
““Azul,” (SIC, Portugal)
Criado e dirigido por Pedro Varela, nomeado duas vezes ao prémio Sophia da Academia Portuguesa, e produzido pela Blanche Filmes e Opto, este drama distópico encontra-se atualmente em pós-produção, com os primeiros episódios planeados para serem entregues ainda este ano. Situado num mundo onde não são observadas baleias em estado selvagem há mais de um ano, Olivia, filha de um famoso biólogo, junta-se a um grupo de ativistas que trabalha para trazer as baleias de volta ao mar. A série usará códigos de aventura e distopia para transmitir uma mensagem ambiental informativa e divertida em igual medida. A SIC distribuirá em Portugal e trabalhará com parceiros locais para lançar a série noutros territórios.
“Cacau,” (TVI, Plural Entertainment, Portugal)
Criada e escrita por Maria João Costa (“Payback”) e dirigida por Edgar Miranda (“Sul”), “Cacau” estreou no dia 15 de janeiro na TVI com uma audiência de destaque de 19,5%. Com distribuição garantida pela Onza Distribution, incluindo um acordo inovador com a Mediaset España, a série segue Cacau, uma jovem chocolatier, que navega pelo amor e pelas complicações familiares enquanto tenta realizar os seus sonhos nas belas plantações de cacau do Brasil. “‘Cacau’ pode ser descrita como um ‘drama romântico de saga familiar’, a série mistura elementos de romance, segredos familiares intensos e ambição pessoal”, diz Margarida V. Pereira, chefe de aquisições e programação internacional da TVI.
“Dogpack,” (Arquipélago Filmes, RTP, Prime Video, Portugal)
Escolhida para a Seleção do Berlinale Series Market de 2024 e a segunda série mais assistida no canal principal da RTP1 nos últimos cinco anos, “Dogpack” marca a terceira série do criador, argumentista e produtor Edgar Medina, após a pioneira série premium “Sul” (2019), um Berlinale Copro Series Project, e “Lei Natural” (2022). Com produção executiva de Joni Sighvatsson (“Valhalla Rising”), “Dogpack” é um spin-off do noir “Sul”, mais conciso, um drama de personagens centrado em Matilha e Mafalda, de “Sul”, enquanto tentam escapar do passado criminoso dele.
“Felizardo,” (Animatlántico Filmworks, TVI, Portugal)
“Depois de ser rejeitado pela namorada de longa data que desaparece sem explicação, um homem comum e metódico vê-se mergulhado no submundo caótico do jogo ilegal e embarca numa inesperada jornada de autodescoberta em busca da felicidade”, diz a sinopse. Uma dramedy contemporânea da Animatlántico, criada por Eduardo Queiroz e Lucas Millions Dutra e realizada por Dutra. “Felizardo” é concebida para ser exibida em plataformas de redes sociais (Instagram, TikTok, etc.) e também em plataformas de streaming, TV ou cinema, enquadrada como 17 episódios verticais de cinco minutos e, na horizontal, três episódios de 45 minutos e uma longa-metragem de 110 minutos.
“Gisberta, Vida e Morte de uma Mulher Trans,” (Volf Entertainment, Ultravioleta, Brasil, Portugal)
Da Volf Entertainment, apoiada pela sociedade de investimento Lisbon Ventures e liderada por Lionel Vieira, um impulsionador de filmes e séries de televisão de maior audiência em Portugal, seja o remake do blockbuster O Pátio das Cantigas ou a série de prestígio da RTP “O Crime do Padre Amaro”. Vieira regressa com um conto de true crime de quatro episódios sobre a tortura e assassinato em 2006 de Gisberta Salce por 14 adolescentes no Porto, que foram protegidos de acusação pela Igreja Católica Portuguesa. Selecionado para Pitch Copro Series. No Pitch de Séries Documentais do Conecta Fiction.
“Finisterra,” (Take It Easy, RTP, Portugal)
“Produtora da curta-metragem live action LGBTQ+ “An Avocado Pit”, selecionada para o Oscar e apoiada por Elliot Page, a Take It Easy acaba de entrar em pós-produção em “Finisterra”, coproduzida pela Wild Fang Films (Luxemburgo) e Pixable Studios (Alemanha). Vencedora do primeiro prémio no Concurso de Criação e Desenvolvimento de Guião organizado pelo instituto de cinema português ICA patrocinado pela Netflix, a história de amadurecimento durante a Segunda Guerra Mundial gira em torno de um jovem órfão adolescente acusado de conjurar o diabo na isolada vila de Aljezur. Dirigida pelos talentos emergentes Guilherme Branquinho e Leone Niel, e pegando emprestado de vários gêneros narrativos – drama, aventura, história, sobrenatural, terror, guerra – diz Lydie Tisserand da Take It Easy.
“Vindima,” (Fado Filmes, Gullane Portugal, Brasil)
Originalmente um filme, “Vindima” também está sendo imaginada como uma série de cinco partes explorando a dinâmica emaranhada entre as classes sociais no microcosmo de uma vinha, onde trabalhadores e proprietários de terras coexistem. O diretor Luís Galvão Teles está presente no Conecta para buscar parcerias com coprodutores europeus para melhorar os valores de produção e o alcance global da série. Ele também se encontrará com distribuidores internacionais para encontrar parceiros de transmissão para a série quando ela for finalizada. “Vindima” já beneficiou do apoio do ICA e da emissora nacional RTP em Portugal e do Protocolo Luso-Brasileiro da Ancine no Brasil.
“Human Nature,” (Glaz, Portugal, Boat Rocker, Canadá)
A entrada da Glaz na produção em língua inglesa, criada e produzida por Denis Nielsen, roteirista principal de “3%”, com Joe Mallozzi (“Stargate Atlantis”) como showrunner. Um suspense de fantasia, ambientado em um evento de surf nas Açores, cujos competidores começam a desaparecer repentinamente. Faz parte de uma lista completa de títulos liderada por Carolina Alckmin do Brasil e Portugal da Glaz, uma das empresas que mais cresce no mercado.
“Irreversível,” (RTP, Caracol Studios)
Adquirida pela Yellow Affair após ser exibida no MipDrama 2024, o drama policial criado e dirigido por Bruno Gascon (“Carga”, “Sombra”), a próxima “Irreversível” é um dos muitos títulos da emissora pública RTP no Conecta Fiction, mas um dos maiores. Será apresentado pela RTP através de um trailer no fórum, e gira em torno da atormentada psicóloga Júlia Mendes e do inspetor Pedro Sousa que tentam solucionar o brutal homicídio de uma jovem garota em uma cidade litorânea. “Uma mistura atraente de drama social e suspense policial”, diz Gascón.
“Lume,” (Setemedia, Coral Vision Europa, Espanha, Portugal)
Anunciada em 2022, mas agora com a emissora pública RTP (Portugal), TV Galicia (Espanha) e o serviço de streaming Max (Portugal e Espanha) a bordo, uma coprodução entre duas empresas – a espanhola Setemedia e a portuguesa Coral Vision Europa – com o objetivo de crescer no mercado internacional. Um “eco-thriller”, diz o gerente geral da Coral, Bruno de Lima Santos, com previsão de filmagem a partir de julho, ambientado em uma aldeia na fronteira Portugal-Galiza enquanto um incêndio florestal se alastra e a jornalista Lucía investiga. “Através de uma atmosfera envolvente e enigmática, a trama explora os interesses econômicos que ocultam as verdadeiras causas dos incêndios florestais, proporcionando um retrato fiel do meio rural no século XXI”, afirma Lima Santos.
““Starstruck,” (Shine Iberia Portugal)
Sexta adaptação do reality show musical original da Banijay UK, “Starstruck” segue versões feitas no Reino Unido, Chile, Bulgária, Bélgica e Dinamarca. O programa gira em torno de um trio de pessoas comuns com talento excepcional que se unem para preparar apresentações ao vivo contra grupos rivais. No final, apenas uma equipe pode sair vitoriosa da grande final, ganhando um prêmio em dinheiro que mudará sua vida. “A versão portuguesa terá a emoção adicional de apresentações ao vivo do talento excepcional dos concorrentes, o que tornará a TV cativante, emocionante e espetacular em todos os sentidos”, diz Lucas Green, CCO da Banijay.
“Agentes Trigger,” (Ukbar Filmes, Portugal)
Criada pelo veterano roteirista de TV José Pinto Carneiro (“Mar Salgado”), “Agentes Trigger” é um suspense de assalto com senso de humor. Propõe-se a contar a “verdadeira” história de dois agentes infiltrados envolvidos no infame roubo do arsenal de Tancos em 2017, quando um traficante de armas brasileiro foi capturado após roubar armas, todas eventualmente recuperadas pelo governo. Apresentada como uma “série noir crua e dura”, a série também se apoiará no carisma de seus dois protagonistas para criar empatia no público e evitar que a história fique muito obscura. De acordo com a Ukbar, é “uma história surpreendente que muitas pessoas querem manter em segredo”.