Uma pesquisa revela: China e Brasil são as 2 maiores fontes de turistas para a UE em 2024

Viajantes brasileiros e chineses devem ser os dois maiores mercados de longa distância com destino à Europa neste verão, com 62% e 52% dos entrevistados, respectivamente, planejando uma viagem.

De acordo com o relatório Long-Haul Travel Barometer (LHTB) publicado pela European Travel Commission (ETC), a pesquisa considerou sete grandes mercados internacionais, incluindo destinos como Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos, relata o Schengen.News.

Os viajantes dos EUA e do Canadá exibem uma abordagem mais cautelosa em relação às viagens à Europa, com o interesse aumentando ligeiramente desde o ano passado para 40% e 42%, respectivamente. Austrália e Coreia do Sul mostram entusiasmo moderado, com interesse em 37% e 35%, respectivamente.

A pesquisa da ETC também revelou que os cidadãos japoneses demonstram menos interesse, com apenas 19%, pois a recuperação das viagens neste mercado continua lenta. Além disso, viajantes mais jovens, entre 18-24 ou 34-49 anos, e aqueles com rendas mais altas em todos os mercados impulsionam o desejo de visitar a UE.

A segurança permanece como o principal fator que influencia a escolha de destinos na UE

A segurança também permanece uma preocupação crucial para viajantes de longa distância, com 45% dos entrevistos priorizando destinos da UE considerados seguros; infraestrutura turística de qualidade vem em segundo lugar com 38%, enquanto 36% dos entrevistos tendem a visitar monumentos icônicos.

Em seguida, vem a estabilidade das condições climáticas, com 31% dos turistas escolhendo-a como opção para viajar para os destinos que pretendem visitar. Ao mesmo tempo, um em cada cinco viajantes deseja voos diretos, com a mesma quantidade preferindo boas conexões de trem no destino.

Por outro lado, a acessibilidade financeira preocupa 23% dos entrevistados, embora tenha diminuído de 32% em relação ao ano passado.

Além disso, a pesquisa também descobriu que 67% dos visitantes de longa distância da UE escolhem itinerários por vários países, com cerca de 51% dos entrevistados pretendendo usar companhias aéreas de serviço completo para viajar pelo continente.

Prioridade dos viajantes internacionais para países conhecidos da UE

Em relação às viagens internacionais dentro da UE, as companhias aéreas de serviço completo continuam sendo a escolha favorita para 51% dos entrevistos. Entre os viajantes preocupados com o orçamento, as companhias aéreas de baixo custo e as passagens de trem de ida/volta também são populares, com 29% e 24%, respectivamente.

Como explica a pesquisa, os viajantes priorizam a familiaridade na hora de escolher destinos e experiências específicas. Como resultado, 61% deles escolhem países com infraestrutura bem desenvolvida e atrações populares. Embora o fascínio por lugares conhecidos permaneça forte, 39% estão interessados em explorar lugares menos conhecidos da UE.